27/02/1973:

  • Revolta de WoundedKnee – Membros armados do Movimento Indígena americano ocuparam a reserva de WoundedKnee, no estado de Dakota do Sul.

“Eu não estava disposto a viver mais um dia sequer numa sociedade que destrói a cultura e espiritualidade de nosso povo”. Assim o iakota-sioux Dennis Banks, cofundador do Movimento Indígena Norte-Americano (AIM), descreveu a situação dos nativos dos Estados Unidos no começo dos anos 1970. Ele e muitos outros não queriam aceitar passivamente a destruição de sua cultura e identidade, o novo ataque de multinacionais à procura de recursos naturais, e a condenação oficial a receptores de lixo tóxico e radiativo.

WoundedKnee é uma pequena localidade na reserva de Pine Ridge, em Dakota do Sul. Os sinais de uma nova consciência indígena já haviam se tornado evidentes em 1972, quando ativistas de todo o país realizaram um protesto diante da sede do Escritório de Assuntos Indígenas, em Washington, reivindicando o respeito a direitos garantidos por antigos acordos.

Pine Ridge era a mais pobre reserva de Dakota do Sul, e passava por um conflito tribal entre “tradicionalistas” (de sangue puro) e “progressistas” (mestiços). Os tradicionalistas eram ligados ao AIM. Os progressistas apoiavam o governo, conheciam os meandros da burocracia estatal e embolsavam os recursos destinados à reserva.

A presença do AIM em Pine Ridge serviu de pretexto para o FBI instalar um mestiço alcaguete, o oglala-sioux Richard Wilson, no cargo de presidente do conselho tribal. Segundo o ex-procurador substituto de Dakota do Sul Ramon Roubideaux, o principal motivo da revolta, porém, foi a proibição de reuniões públicas, decretada pelos conselhos tribais e imposta com auxílio da polícia, após a fundação do AIM.

Em janeiro de 1973, quando um homem branco matou um  índio e foi acusado apenas de homicídio culposo, e não doloso, ocorreram os primeiros tumultos que, na noite de 27 de fevereiro, desembocaram na ocupação de WoundedKnee.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s