20/03/2016:

  • O presidente Barack Obama deu início no dia 20 de março a uma histórica visita a Cuba. Pela primeira vez, em 88 anos, a ilha sob comando do presidente Raúl Castro, irmão de Fidel, recebeu um presidente norte-americano. No dia em que desembarcou no país, um domingo, Obama não marcou compromissos como presidente. Ele passou pelo centro velho de Havana e participou de um encontro com a equipe da embaixada norte-americana na cidade. 

O encontro com Raúl Castro ocorreu somente no dia seguinte, no Palácio da Revolução, em Havana. No encontro, o presidente norte-americano pretendia pressionar Castro por reformas econômicas e democráticas e ouvir reclamações sobre o embargo econômico dos EUA ao país.  

A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento entre os dois países que começou com a Revolução Cubana que derrubou, em 1959, um governo apoiado pelos EUA. Como sinal da reaproximação, em julho de 2015 ambos os países retomaram relações diplomáticas e reabriram as embaixadas em seus respectivos territórios. Apesar das conversas, o longo embargo econômico imposto à ilha ainda vigorou no governo Obama.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s