20 de setembro

  • 20/09/1835: iniciou-se a Revolta dos Farrapos, a mais longa das rebeliões ocorridas durante o Período Regencial, que se estendeu até 1845. Os motivos que levaram à deflagração do conflito no Rio Grande do Sul foram questões econômicas entre os estancieiros, os criadores de gado e o governo regencial.
  • 20/09/1519: Zarpa de Sanlucar de Barrameda (Espanha), o navio Victoria e outros quatro com 237 homens, sob o comando de Fernando de Magalhães, navegador português a serviço do rei Carlos I. Juan Sebastián El Cano também participa da esquadra. Magalhães morrerá em abril de 1521 em combate aos indígenas filipinos. Em 6 de setembro de 1522, ao chegar ao mesmo porto de onde partiu, o navio Victoria, comandado por El Cano, completará a primeira viagem de circunavegação já registrada, comprovando a esfericidade da Terra.
  • 20/09/1985: Renunciou o então ministro francês da Defesa, Charles Hernu, devido ao afundamento do navio Rainbow Warrior, na Nova Zelândia que estava preparado para uma ação do Greenpeace contra testes nucleares que seriam realizados pelo governo francês no atol de Mururoa. O Serviço Secreto francês foi o responsável pela explosão e afundamento do navio. Morreu no episódio o fotografo e ativista do Greenpeace, o português Fernando Pereira.
Padrão

Deixe um comentário