Folha de S. Paulo , 27/8/1988

Revisão história soviética será parcial
Folha de S. Paulo , 27/8/1988 – Paulo Francis

Absolvições póstumas de adversários do stalinismo são reabilitados por Gorbatchev.
Mudança curricular, como por exemplo, o estudo de genética.
Mas não existe a possibilidade de uma reforma mais profunda. É a nova ortodoxia mais amena. “Gorbatchev não quer que se conteste a legitimidade do regime”.
Recordando a história : Estônia e Letônia eram republicas independentes da URSS até Stalin no acordo de não-agressão com Hitler, dominá-las.

Padrão

Enciclopédia e Dicionário Internacional

“Para atingir a união como ser, oito condições são necessárias: o domínio sobre si mesmo (Yama), observância religiosas (ni-yama), posturas (ãsana), regular a respiração ( pranayama), restringimento dos sentidos (pratyahara), firmeza de espírito (dharana), meditação (dhyana) e profunda contemplação (samadhi)”
Enciclopédia e Dicionário Internacional. Vol. XX, pg. 12210.

Padrão

“Intolerância em nome da fé”

“Embora nem todo cristão-novo fosse judaizante – e o criptojudaísmo variasse de forma e intensidade conforme o afastamento do período de liberdade religiosa em Portugal -, todo o grupo passou a ser visto como herege em potencial. Exemplo desta desconfiança generalizada aconteceu em 1505, em Lisboa, quando um grupo de pessoas dizia que um reflexo de luz sobre uma imagem era um milagre. Um cristão-novo tentou explicar racionalmente o fato e acabou acusado de heresia e queimado na fogueira, dando início à matança de milhares de pessoas em poucos dias.”
Angelo Adriano Faria de Assis. “Intolerância em nome da fé” in Nossa História 3(32): 18-19, junho de 2006.

Padrão

Internacional Anarquista

Internacional Anarquista

(…)

Abomináveis na grandeza,

Os reis da mina e de igual maneira da fornalha

Edificaram a riqueza

Sobre o suor de quem trabalha!

Todo o produto de quem sua

A corja rica o recolheu.

Querendo que, claro ela o restitua,

O povo só quer o que, claro é seu!
(…)

Padrão

Marta Mello -abril 2019

Marta Mello -abril 2019

Imagem

“USP/50 anos: registro de um debate”.

“A ação repressiva externa viria enfim de maneira quase definitiva, com a promulgação do AI-5, em dez. 1968. Interferindo politicamente na Universidade e ‘aposentando’ professores e o próprio reitor da USP, que resistira às interferências policiais dentro da Universidade, o governo federal em dois decretos, desmantela a área combativa do corpo docente da USP.”
J. S. Witter. “USP/50 anos: registro de um debate”. São Paulo: IMESP, 1984, pg. 60.

Padrão

Glauber Rocha

“Enquanto não ergue armas o colonizado é um escravo: foi preciso um primeiro policial morto para que o francês percebesse um argelino.
De uma moral; essa violência, contudo não está incorporada ao ódio, como também não diríamos que está ligada ao velho humanismo colonizador. O amor que esta violência encerra é tão brutal quanto à própria violência, porque não é um amor de complacência, mas um amor de ação e transformação.”
Glauber Rocha in Heloisa B. de Holanda e Marcos A. Gonçalves. “A Cultura e a Participação nos Anos 60”. São Paulo: brasiliense, 1984, pg. 44.

Padrão

ANPUH-SP emite nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da República

Hum Historiador

O Hum Historiador repercute a nota de repúdio divulgada ontem (26) pela página da ANPUH-SP nas redes sociais.

NOTA DE REPÚDIO A DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE AS FACULDADES DE HUMANIDADES, NOMEADAMENTE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.

As declarações do ministro e do presidente revelam ignorância sobre os estudos na área, sobre sua relevância, seus custos, seu público e ainda sobre a natureza da universidade. Esta ignorância, relevável no público em geral, é inadmissível em pessoas que ocupam por um tempo determinado funções públicas tão importantes para a formação escolar e universitária, para a pesquisa acadêmica em geral e para o futuro de…

Ver o post original 721 mais palavras

Padrão

Heloísa B. de Holanda

“Como dizia Glauber Rocha:
‘No Brasil o cinema novo é uma questão de verdade e não de fotografismo. Para nós a câmera é um olho sobre o mundo, o travelling é um instrumento de conhecimento, a montagem não é demagogia, mas pontuação de nosso ambicioso discurso sobre a realidade humana e social do Brasil’.”
Heloisa B. de Holanda e Marcos A. Gonçalves. “A Cultura e a Participação nos Anos 60”. São Paulo: brasiliense, 1984, pg. 39.

Padrão

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira
________________________________________
Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Padrão