Glauber Rocha

“A função histórica do surrealismo no mundo hispano-americano oprimido foi aquela de ser instrumento para o pensamento em direção de uma liberação anárquica, a única possível. Hoje utilizada dialeticamente, em sentido profundamente político, em direção do esclarecimento e da agitação. ”

Glauber Rocha. “Revolução do Cinema Novo. ” Rio de janeiro: Alhambra, 1981, pg. 121.

Padrão

29 de setembro

  • 29/09/1954: foi criado o maior centro de pesquisas de física elementar do mundo (oeste de Genebra), que conservou a sigla Cern, do nome em francês. Ali não se pesquisa só a origem do cosmo, mas também foi criada a internet.
  • 29/09/1992: A Câmara de Deputados votou pelo impedimento (impeachment) do presidente Fernando Collor de Mello, por 441 contra 33 votos, por conta de denúncias de corrupção em seu governo. Collor renunciou ao cargo em 29 de dezembro de 1992, antes de ser condenado pelo Senado. No dia seguinte, ele foi condenado à perda do mandato e ficou inelegível por oito anos. Seu posto foi ocupado pelo então vice-presidente, Itamar Franco.
Padrão

Mia Couto

Tens medo de fazer amor comigo?
– Tenho – respondeu ele.
– Por eu ser preta?
– Tu não és preta.
– Aqui, sou.
– Não, não é por seres preta que eu tenho medo.
– Tens medo que eu esteja doente…
– Sei prevenir-me.
– É porquê, então?
– Tenho medo de não regressar. Não regressar de ti.

(Mia Couto In: “Venenos de Deus, remédios do Diabo”)

Padrão

26 de setembro

  • 26/09/1983:Ocorre o”Incidente de Equinócio de Outono”, o que coloca o mundo à beira de uma total guerra termonuclear, quando as 00.14 (horário de Moscou) um satélite soviético alerta que um míssil balístico intercontinental norte-americano foi lançado a partir da base Malmstrom em Montana (EUA), e em 20 minutos iria atingir a URSS. Stanislav Petrov, estava no comando da inteligência militar soviética, pensa que é um erro, porque nenhum ataque ocorre  com um único míssil. Pouco depois os computadores indicam que mais quatro mísseis são direcionados para a URSS. Petrov, ciente das peculiaridades do sistema de alerta soviético, acha que isso pode estar errado, por isso considera novamente que um ataque com cinco mísseis é pouco provável, já que os EUA têm milhares de mísseis nucleares. Ele decide esperar e, finalmente, descobre que é um alarme falso causado por reflexos de luz solar nas nuvens. Mais tarde, quando lhe perguntaram por que não deu o alerta, responde simplesmente: “As pessoas não iniciam uma guerra nuclear com apenas cinco mísseis”. Com sangue frio evitou a catástrofe global.
  • 26/09/1960: O líder cubano Fidel Castro fez um duro ataque contra o que ele chamou “agressão ” e ” imperialismo” dos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Por mais de quatro horas, Castro criticou a política dos EUA em relação a Cuba e outros países da América Latina, Ásia e África. Os Estados Unidos, declarou ele, “tinham decretado a destruição ” de seu governo revolucionário. Em uma parte do seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Fidel falou sobre a sua decisão de fazer acordos comerciais com a União Soviética.
  • 26/09/1905: Publicada a teoria da relatividade, de Albert Einstein.
Padrão
Imagem

Ciça, abril 2021

Imagem

José Saramago

“…, ainda cá ficaremos milênios e milênios em constante nascer e morrer, e se o homem tem sido, com igual constância, lobo e carrasco do homem, com mais razões ainda continuará a ser o seu coveiro. ”

José Saramago. “O Evangelho segundo Jesus Cristo. ” São Paulo: Cia das Letras, 1992, pg. 173.

Padrão

23 de setembro

  • 23/09/1939: morreu o “pai da psicanálise”. Dos mal-estares detectados na civilização às infindáveis interpretações do sonho, o nome de Sigmund Freud continua presente no imaginário ocidental.
  • 23/09/1711: O Rio de Janeiro (Brasil) se rende ao corsário francês René Duguay-Trouin depois de destruir em onze dias as fortificações da cidade que, até então, pareciam inexpugnáveis. Isso forçará a cidade a pagar grandes resgates e libertar 1.000 prisioneiros franceses.
Padrão

Getúlio Vargas,

“Não nos opomos, como se costuma insinuar, a vinda de capitais estrangeiros para o Brasil. Ao contrário, desejamos que venham. Somos contrários, sim, à entrega de nossos recursos naturais, de nossas reservas, ao controle de companhias estrangeiras, em geral a serviço do capital monopolista. Falemos claro: o que é imprescindível à defesa nacional, o que constitui alicerce da nossa soberania, não pode ser entregue a interesses estranhos: deve ser explorado por brasileiros com organizações predominantemente brasileiras e, se possível, com alta percentagem de participação do Estado, evitando-se desse modo a penetração subreptícia de monopólios ameaçadores. (…). Já disse e repito solenemente que quem entrega o seu petróleo aliena a sua própria independência.  O petróleo não pode escapar ao controle econômico do Estado, para que não se comprometa nossa soberania política. ”

Getúlio Vargas, 31 XII 1951. Citado por Nelson Werneck Sodré in “A História militar do Brasil”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979, pg.321-322., nota 455.

Padrão

Karnak

 Alma Não Tem Cor

Karnak

          Alma não tem cor
Porque eu sou branco
Alma não tem cor
Porque eu sou negro
Branquinho, neguinho
Branco, negon
Alma não tem cor
Porque eu sou branco
Alma não tem cor
Porque eu sou Jorge Mautner
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida
Ela é multicolor
Azul, amarelo, verde, verdinho, marrom
Cê conhece tudo, cê conhece o reggae
Cê conhece tudo né, cê só não se conhece.

Padrão